Texto de exposição: 1Samuel 1.9; 4.18,13
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é definida como um problema de saúde pública, integrando a lista dos dez fatores de risco para saúde global e classificada como epidemia. Os dados da OMS revelam que há 300 milhões de obesos no mundo e, destes, um terço está nos países em desenvolvimento. Segundo estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de pessoas obesas está aumentando. As pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos no Brasil, o que representa 9,6% da população. O curioso é que 70% das pessoas que estão acima do peso, não sofrem de fome, mas sim de vontade de comer, ou seja, não comem apenas para abastecer o físico, mas utilizam-se do alimento a fim de suprir uma carência, desequilíbrio emocional ou como compensação.
Eli foi o sumo sacerdote no tempo da juventude do profeta Samuel. Além do sacerdócio, Eli também serviu como um juiz de Israel por quarenta anos (1 Samuel 4:18). A história de Eli na Bíblia ficou marcada não apenas pelo seu contato com o jovem Samuel e Ana, principalmente pela rebeldia de seus filhos. Eli era descendente de Arão através de Itamar (cf. 1 Samuel 22:20; 1 Reis 2:27; 1 Crônicas 24:3). Mas sua descendência não é citada na lista de 1 Crônicas 6 por causa do julgamento de Deus sobre sua família. Sendo assim, o que levou esse grande homem de Deus a fracassar como Pai e ao final de sua vida como profeta? o que evidenciou negativamente em seu ministério?
Enquanto Ana estava no templo orando buscando em Deus respostas para suas angustias e frustrações, pois havia em seu coração o desejo de ser mão, Eli acreditava que ela estivesse bêbada. Como homem comum o julgamento não deveria acontecer, imagine sendo Ele um juiz e sacerdote. Cuidado com os julgamento, veja o que diz em Mateus 7.1-15:
"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. 2Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. 3"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? 4Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu? 5Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão
Sabemos que os filho são herança do SENHOR. Porém, jamais e em tempo algum devemos colocar essa herança a frente do DEUS que nos deu os filhos. Eli fez isso por diversas vezes. Mesmo vendo seus filhos roubar e adulterar na tenda do encontro.
Podemos observar esse detalhe quando Deus falou com o jovem Samuel e ele ficou curioso para saber o que Deus lhe havia dito…
Com a velhice acentuada e o peso exagerado, tinha perdido a agilidade.
É como diz Provérbios 16.1: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda". Líderes que não exercitam sua espiritualidade tornam-se obesos espiritualmente. Líderes que acham que estão acabados, demarcam as fronteiras da queda. Líderes que exercem seus ministérios sentados, seu fim, será sentando. Todo ministério deve ser exercido em pé... “ide”
Sabemos que o final de Eli, foi trágico.
Quando você olha para a vida de Eli e olha para sua, em que condição você se encontra?
Hoje sua vida espiritual estar sendo exercida como, sentado ou em pé?
Chega de inventar desculpas.
À Pr. Eu não sei…
Eu não consigo…
Eu não gosto de células…
Eu não gosto de CCM…
Eu não gosto de EBD…
Eu não…
O fim de Eli você já sabe. E o seu?
Eli estava no templo, mas o templo não estava nele.
As vezes estamos no templo, mas não somos o templo. E só somos o templo quando praticamos o que aprendemos e ouvimos. Eli estava vivendo no templo, mas como o texto diz que raramente o SENHOR falava com ele.
Eli era sacerdote,
É uma pessoa dedicada ao trabalho com coisas sagradas. Na Bíblia, o sacerdote oferecia sacrifícios e louvor a Deus, ensinava o povo a obedecer a Deus e tomava conta do templo. Somente os sacerdotes podiam entrar na presença de Deus, dentro do templo, para oferecer sacrifícios. Eles representavam todo o povo de Israel diante de Deus. Por causa dessa grande responsabilidade, os sacerdotes tinham várias regras especiais para se manterem puros e não contaminarem o templo de Deus.
Por consequência de sua idade e de sua obesidade, Eli deixa de exercer seu ministério e o antecede para seus filhos. Quer superar sua obesidade espiritual? Execrar o ministério que há em ti. Foi o que Paulo Falou a 1Timóteo. “Por esse motivo, uma vez mais quero encorajar-te que reavives o dom de Deus que habita em ti mediante a imposição das minhas mãos. Enquanto aguardas a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino. Não deixes de desenvolver o dom que há em ti, que te foi outorgado por mensagem profética, com imposição de mãos por parte dos presbíteros. Dedica-te plenamente ao cumprimento dessas responsabilidades, para que todos possam testemunhar o teu progresso”. (4.13-15)
Conclusão:
O exercício espiritual é para o crescimento espiritual e desenvolvimento para alcançar a estatura de varão perfeito (Ef 4:13). Ele consiste em diariamente meditar na Palavra de Deus, orar e cantar salmos e cânticos espirituais (Cl 3:16) e praticá-la através de nossas atitudes.
Você também pode assistir essa mensagem em Nosso canal: