logo-pastor-antoniologo-pastor-antoniologo-pastor-antoniologo-pastor-antonio
  • Home
  • Pastor
  • Mensagens
    • Vídeos
    • Artigos
    • Podcast
  • Assessorias
  • Palestras
  • Cursos
  • Produtos
  • Contato
Os 5 “Cs” De Uma Igreja Altamente Engajada
5 de abril de 2021
fornecendo luz no vale
SÉRIE: “ENCONTRANDO A ESPERANÇA” – Fornecendo Luz No Vale
6 de abril de 2021
Publicado por Antonio Silva em 6 de abril de 2021
Categorias
  • Artigos
  • pregação
Tags
  • ana
  • antonioparabolas​
  • depoisdatempestade​
  • eli
  • espiritual
  • espiritualidade
  • expositivo
  • honra
  • idantidadeumajornada umajornadaaidentidade
  • Imagemdisforme
  • Imagemdisformedeidantidade
  • imagemdisformeidentidade pregacaoaacaodivinanoaltar
  • jesus
  • obesidade
  • parabolasdeumyoutuber
  • prantoniosilva
  • pregação
  • sermão
  • superandoasangustias​
  • teologia
  • teologiaclinica
  • teologiateogania

Vendendo a Obesidade Espiritual

Texto de exposição: 1Samuel  1.9; 4.18,13

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é definida como um problema de saúde pública, integrando a lista dos dez fatores de risco para saúde global e classificada como epidemia. Os dados da OMS revelam que há 300 milhões de obesos no mundo e, destes, um terço está nos países em desenvolvimento. Segundo estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de pessoas obesas está aumentando. As pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos no Brasil, o que representa 9,6% da população. O curioso é que 70% das pessoas que estão acima do peso, não sofrem de fome, mas sim de vontade de comer, ou seja, não comem apenas para abastecer o físico, mas utilizam-se do alimento a fim de suprir uma carência, desequilíbrio emocional ou como compensação.

Eli foi o sumo sacerdote no tempo da juventude do profeta Samuel. Além do sacerdócio, Eli também serviu como um juiz de Israel por quarenta anos (1 Samuel 4:18). A história de Eli na Bíblia ficou marcada não apenas pelo seu contato com o jovem Samuel e Ana, principalmente pela rebeldia de seus filhos. Eli era descendente de Arão através de Itamar (cf. 1 Samuel 22:20; 1 Reis 2:27; 1 Crônicas 24:3). Mas sua descendência não é citada na lista de 1 Crônicas 6 por causa do julgamento de Deus sobre sua família. Sendo assim, o que levou esse grande homem de Deus a fracassar como Pai e ao final de sua vida como profeta? o que evidenciou negativamente em seu ministério?

Quais foram os Sinais da Obesidade espiritual de Eli

1 – Fez julgamento precipitado sobre Ana.

 Achando que estivesse embriagada enquanto ela falava com Deus (I Samuel 1.14-17);

Enquanto Ana estava no templo orando buscando em Deus respostas para suas angustias e frustrações, pois havia em seu coração o desejo de ser mão, Eli acreditava que ela estivesse bêbada. Como homem comum o julgamento não deveria acontecer, imagine sendo Ele um juiz e sacerdote. Cuidado com os julgamento, veja o que diz em Mateus 7.1-15:

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
2Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
3"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
4Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu?
5Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão

2 – Honrava mais os filhos do que a Deus (I Samuel 2.29b);

Sabemos que os filho são herança do SENHOR. Porém, jamais e em tempo algum devemos colocar essa herança a frente do DEUS que nos deu os filhos. Eli fez isso por diversas vezes. Mesmo vendo seus filhos roubar e adulterar na tenda do encontro.

3 – Perdeu a sensibilidade da visão espiritual (I Samuel 3. 2; 4.15);

4 – Deus não falava mais com ele. (I Samuel 3.16-18)

Podemos observar esse detalhe quando Deus falou com o jovem Samuel e ele ficou curioso para saber o que Deus lhe havia dito…

5 –  Faltava disposição para exercer a função Sacerdotal (I Samuel 4.18);

Com a velhice acentuada e o peso exagerado, tinha perdido a agilidade.

6 – Vivia acomodado, deitado e sentado (I Samuel 1.9; 3.2; 4.13, 18).

É como diz Provérbios 16.1: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda".
Líderes que não exercitam sua espiritualidade tornam-se obesos espiritualmente.
Líderes que acham que estão acabados, demarcam as fronteiras da queda.
Líderes que exercem seus ministérios sentados, seu fim, será sentando.
Todo ministério deve ser exercido em pé... “ide”

Sabemos que o final de Eli, foi trágico.

  1. Ele morreu caído da cadeira, quebrou o pescoço e morreu;
  2. Seus filhos Hofni e Finéias morreram na guerra
  3. Sua nora, mulher de fineias  gravida entra em trabalho de parto e dá a luz
  4. Ela deu à luz a um menino, e antes de morrer lhe chamou de Icabô, dizendo: “Foi-se a glória de Israel”(1 Samuel 4:21).

 Quando você olha para a vida de Eli e olha para sua, em que condição você se encontra?

Hoje sua vida espiritual estar sendo exercida como, sentado ou em pé?

Chega de inventar desculpas.

À Pr. Eu não sei…

Eu não consigo…

Eu não gosto de células…

Eu não gosto de CCM…

Eu não gosto de EBD…

Eu não…

O fim de Eli você já sabe. E o seu?

 O Que Posso Fazer Para deixar Essa Obesidade Espiritual?

 1 – VIVA O Que Você Ouve Na Casa De Deus. 3.1

 Eli estava no templo, mas o templo não estava nele.

As vezes estamos no templo, mas não somos o templo. E só somos o templo quando praticamos o que aprendemos e ouvimos. Eli estava vivendo no templo, mas como o texto diz que raramente o SENHOR falava com ele.

2 – Exercite O Dom Que Há Em Te. 3.1

Eli era sacerdote,

É uma pessoa dedicada ao trabalho com coisas sagradas. Na Bíblia, o sacerdote oferecia sacrifícios e louvor a Deus, ensinava o povo a obedecer a Deus e tomava conta do templo. Somente os sacerdotes podiam entrar na presença de Deus, dentro do templo, para oferecer sacrifícios. Eles representavam todo o povo de Israel diante de Deus. Por causa dessa grande responsabilidade, os sacerdotes tinham várias regras especiais para se manterem puros e não contaminarem o templo de Deus.

Por consequência de sua idade e de sua obesidade, Eli deixa de exercer seu ministério e o antecede para seus filhos. Quer superar sua obesidade espiritual? Execrar o ministério que há em ti. Foi o que Paulo Falou a 1Timóteo. “Por esse motivo, uma vez mais quero encorajar-te que reavives o dom de Deus que habita em ti mediante a imposição das minhas mãos. Enquanto aguardas a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino. Não deixes de desenvolver o dom que há em ti, que te foi outorgado por mensagem profética, com imposição de mãos por parte dos presbíteros. Dedica-te plenamente ao cumprimento dessas responsabilidades, para que todos possam testemunhar o teu progresso”. (4.13-15)

3 – Honre a Deus mais que aos seus. 2.29

4 – Assuma a responsabilidade por sua espiritualidade. 2.22-25

Conclusão:

O exercício espiritual é para o crescimento espiritual e desenvolvimento para alcançar a estatura de varão perfeito (Ef 4:13). Ele consiste em diariamente meditar na Palavra de Deus, orar e cantar salmos e cânticos espirituais (Cl 3:16) e praticá-la através de nossas atitudes.

Você também pode assistir essa mensagem em Nosso canal:

Compartilhar
1
Antonio Silva
Antonio Silva

Artigos Relacionados

imagem disofrme

IDI - Imagem disforme da identidade

12 de abril de 2021

IMAGEM DISFORME-Uma jornada a identidade


Leia mais
TRAUMAS

CURA

6 de abril de 2021

Curando as lembranças Traumáticas


Leia mais
celebrando a liberdade
6 de abril de 2021

SÉRIE: “ENCONTRANDO A ESPERANÇA” – Celebrando A Liberdade


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contatos

27 99686-6361

contato@prantoniosilva.com.br

Telegram



Ministérios

  • Mensagens
  • Assessorias
  • Palestras
  • Cursos
  • Produtos

Links Úteis

  • Convenção Batista Brasileira
  • Junta de Missões Nacionais
  • Mensagens em Podcast
  • Ebook Grátis
© 2020 Pr. Antonio Silva Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por: Sales Publicidade