logo-pastor-antoniologo-pastor-antoniologo-pastor-antoniologo-pastor-antonio
  • Home
  • Pastor
  • Mensagens
    • Vídeos
    • Artigos
    • Podcast
  • Assessorias
  • Palestras
  • Cursos
  • Produtos
  • Contato
Vendendo a Obesidade Espiritual
6 de abril de 2021
celebrando a liberdade
SÉRIE: “ENCONTRANDO A ESPERANÇA” – Celebrando A Liberdade
6 de abril de 2021
Publicado por Antonio Silva em 6 de abril de 2021
Categorias
  • Artigos
  • pregação
Tags
  • antoniosilva
  • esperança
  • historia
  • idantidadeumajornada umajornadaaidentidade
  • Imagemdisforme
  • Imagemdisformedeidantidade
  • imagemdisformeidentidade pregacaoaacaodivinanoaltar
  • luz
  • luznovale
  • parabolas
  • parabolasdeumyoutuber
  • parabolaspastorantoniosilva
  • prantoniosilva
  • profetizandluz
  • profetizando
  • teologia
  • teologiaclinica
  • teologiateogania
  • vale
  • valeantoniosilva
  • vento
fornecendo luz no vale

luz no vale

“ENCONTRANDO A ESPERANÇA” – Fornecendo Luz No Vale

TEXTO DE EXPOSIÇÃO: Ezequiel 37: 1-14

Hoje chegamos a 4ª mensagem rumo a jornada ao reencontro com a esperança.

1- Vale de Sidim: Vale da grande perda (Gn 14:1-3; 10-16)

2- Vale de Gerar O Vale das Afrontas (Gn 26: 1-2)

3 – O Vale de lágrimas (Sl 84:4-6)

4 – Vale da sombra da morte. Sl 23.4

5 – Vale da Decisão. Joel 3:14.

6 – O Vale da Benção.  (2 Cr 20.26).

7 – O Vale de Acor.  (Josué 7.24-26)

8 – O vale de Jaboque.  (Gênesis 32:24).

Deus convoca o profeta para tal missão. Ele tem que ir até o vale…, Mais o que me chama a atenção é que CRSITO FOI CONDUZIDO ATÉ O DESERTO PELO ESPIRITO (MT.4). Agora o profeta também é levado, conduzido, ao que parece Deus pega pela mão do profeta e o conduz até o vale. Dê um lado para o outro. Deus faz assim com vc. ELE pode até não te tirar do vale, mas vai com vc. Ele te pega pela mão e te conduz, ou seja, DEUS está contigo no deserto, no vale. O que é um vale? Um lugar sombrio, profundo. Lugar de experiências dolorosas. Assim como falei do O Salmo 126 aponta para o encerramento do cativeiro do povo Judeu no ano 538aC. Em 722 a. C., Israel foi invadido pela Assíria. Cem anos depois, foi a vez de Judá cair sob o domínio da Babilônia cujo cativeiro estendeu- se de 606 a 536 a. C. Trata-se da marcha da vitória em direção a Jerusalém, depois de 70 anos em cativeiro babilônico (Jr.25).

Hoje, neste mesmo contexto, trago para vocês esse contexto, de restauração do povo de Israel do cativeiro. Para tanto, Deus usa uma das metáforas (simbolismos), mais dramáticos que vi na bíblia. Um drama… o VALE CHEIO DE OSSOS. O PROFETA E DEUS. O VENTO E O ESPIRITO.

Podemos perceber o sentimento deste povo.

Então ele me disse (Deus): “Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exterminados’. Ezequiel 37:11

Eles diziam:

1 - "Nossos ossos estão secos". O tempo que o povo havia passado no cativeiro tinha destruído a esperança de que seriam restaurados.
2 - "Nossa esperança desvaneceu-se". Mesmo no cativeiro, no começo o povo esperava um retorno em breve. Essa esperança foi dissipada não só pela pregação de Jeremias e Ezequiel, mas também pelos anos no exílio.
3 - "Estamos de todo exterminados". Como se evidencia nos livros de Jeremias e 2 Reis, o povo foi esparramado por todas as nações e foram isolados uns dos outros. A situação frustrou lhes qualquer visão de ser uma "nação restaurada".

Como Encontramos Esperança Na Desesperança?

I – Fornecendo Luz No Vale

Já disse que o vale é um lugar sombrio, profundo. Lugar de experiências dolorosas. Um vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. Se o vale é um ligar sombrio, precisa de luz. Neste momento que Deus convoca o profeta. Para profetizar, ou seja, profetizar em grego é fornecer luz. Por essa razão, que nosso princípio de hoje em “ENCONTRANDO ESPERANÇA NA DESESPERANÇA” – Fornecendo luz no vale. O profeta tinha por missão não só trazer esperança, mais luz em meio das trevas.

Gosto muito dos 7 “Eu Sou” de Cristo no Evangelho de João

1 – “O PÃO DA VIDA”

“Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome… Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. (6.35, 51).

2 – “A PORTA DAS OVELHAS”

“Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas… Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.” (10.7,9)

3 – “O BOM PASTOR”

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas… Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim.” (10.11, 14)

 4 – “A RESSURREIÇÃO E A VIDA”

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente.” (11.25-26)

5 – “O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA”

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.” (14.6-7)

6 – “A VIDEIRA VERDADEIRA”

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor… Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (15.1,5)

7 – “A LUZ DO MUNDO”

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida… Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. ” (8.12; 9.5)

O único eu sou que Cristo divide conosco é LUZ… Somos sal da terra e luz do mundo… o profeta está nesta condição de luz… no meio do VALE. Portanto, vocês podem ser luz no meio do vale. E mais, você pode encontrar luz se estiver passando pelo vale. Pois você é a própria luz.

“ENCONTRANDO ESPERANÇA NA DESESPERANÇA” – Fornecendo luz no vale.

Quando você é luz no Vale…

I –Sempre Mensura Suas Palavras. V.3

Deus levou o profeta para o vale e primeira coisa que Deus perguntou ao profeta foi: Ele me perguntou: “Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? “ Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”. Ezequiel 37:3 As vezes quando estamos perdidos em nossos sentimentos e emoções falamos o que não devemos. Deus faz um teste.  Perguntando ao profeta. Já falei aqui que gosto muito o que Aristóteles diz sobre a felicidade é consequência do homem virtuoso. E todo homem virtuoso é uma pessoa que faz o uso do justo meio… ou seja, nem o excesso nem a falta.

II – Vive na Dependência da Direção de Deus. V.4-6

Então ele me disse: “Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!
Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ “. Vejam que, logo que Deus certifica que o profeta deu uma resposta equilibrada, ou seja, que ele ficou na dependência de Deus e não dele.

III – A Obediência é um Privilégio e Não Sacrifício. V.7,8

E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles. Ezequiel 37:4-8

IV – As Coisas Mais Obscuras São Reveladas. V.12

Por isso profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel. Sabe o que vejo. Luz e trevas não dialogam. Deus está abrindo sepultura. Ou seja, o que vai sair não será coisa boa, mais estamos falando de um Deus que transforma deserto em manancial, agua em vinho, pecadores em homens e mulheres de bem. Um Deus que é capaz de abrir sepultura, pois nem a sepultura foi capaz de o mantar lá… vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair… pode cheirar mal, podridão, pecado… Mais ao final, tem promessa…

E, quando eu abrir os seus túmulos e os fizer sair, Ezequiel 37:13-14
1 – PROPRIEDADE – Trarei vocês de volta à terra de Israel… V.12b
2 – PROTEÇÃO – vocês, meu povo. V.13a
3 – SOBERANIA – saberão que eu sou o Senhor. V.13a
 V – O Espirito Nos Coloca De Pé. V.9-10

A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ “. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme! Ezequiel 37:9,10. O Arquiteto da Vida tipifica o Éden. Agora não como um oleiro, um artesão, mas trazendo a pessoa do Espirito santo, como adjunto da obra. O soprou, o fôlego sobre as narinas da forma de barro e ela ganhou vida, Jesus soprou sobre os discípulos o Espírito Santo, que dá vida espiritual a todo aquele que crer. Jesus soprou sobre eles o Espírito Santo, soprou sobre os discípulos um novo fôlego de esperança. (Hebraico: rúah = hálito de Deus, sopro, respiração; Grego: pneuma = soprar, respirar, espírito aéreo; vento). Sopro de vida..

conclusão:
“O vento é o ar em movimento”. “O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito.” João 3:8. No dia de Pentecostes, a Palavra de Deus diz que, antes de descer sobre os Apóstolos o Espírito em forma de “línguas de fogo”, Ele entrou no lugar como “vento impetuoso” (At 2,2). E até o próprio Jesus, antes da Ascensão, “soprou” (o mesmo rúah de Gênesis 2,7) sobre os Apóstolos o Espírito Santo (Cf. Jo 20, 22).

 

Compartilhar
1
Antonio Silva
Antonio Silva

Artigos Relacionados

imagem disofrme

IDI - Imagem disforme da identidade

12 de abril de 2021

IMAGEM DISFORME-Uma jornada a identidade


Leia mais
TRAUMAS

CURA

6 de abril de 2021

Curando as lembranças Traumáticas


Leia mais
celebrando a liberdade
6 de abril de 2021

SÉRIE: “ENCONTRANDO A ESPERANÇA” – Celebrando A Liberdade


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contatos

27 99686-6361

contato@prantoniosilva.com.br

Telegram



Ministérios

  • Mensagens
  • Assessorias
  • Palestras
  • Cursos
  • Produtos

Links Úteis

  • Convenção Batista Brasileira
  • Junta de Missões Nacionais
  • Mensagens em Podcast
  • Ebook Grátis
© 2020 Pr. Antonio Silva Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por: Sales Publicidade